Os frangos de granja comem bem, comem o dia inteiro e durante a noite as luzes ficam acessas para que ele continue comendo. Não precisam se esforçar para conseguir alimento e recebem atenção e cuidados especiais.
Já o frango caipira tem todos os dias o trabalho de ciscar o terreiro na procura de alimento, precisa também fugir de alguns perigos que o cercam para permanecer vivo.
Vendo por esse lado a vida de frango de granja parece muito mais vantajosa, mas em geral ele são abtidos com 29 dias de vida, em contraste o frango caipira vive cerca de 6 meses e não raro morrem de velhice por se tornarem queridos pelo seu criador.
Podemos traçar um paralelo entre esses animais com os jovens que seguem os padrões do mundo e os jovens cristãos.
Alguns jovens são verdadeiros frangos de granja, pois vivem sem preocupação, tem à sua disposição tudo de bom e do melhor, mas a sua vida não tem tanta importância.
Já os jovens cristãos são como frangos caipiras, pois levam uma vida abnegada, aparentemente dificultosa, enfrentam perigos que o mundo impõe sobre eles, mas a sua vida tem muito valor.
O título de "caipira" pode de inicio parecer um tanto pejorativo, e por isso alguns jovens cristão acabam se esforçando para serem populares no mundo de satanás, o que é um perigo.
Salmos 73 : 2 - 4
Inveja do estilo de vida dos que não vivem segundo às escrituras.
Salmos 73 : 13, 14
A dúvida se instala no coração do salmista
Salmos 73 : 17, 18
Anáilse fez perceber que o fim deles é desastroso.